top of page
LOGO SARANDIRA COLOR HORIZONTAL.png

INVISTA NA RESTAURAÇÃO DO CASARÃO DE SARANDIRA

O QUE É O PROJETO?

 

É um projeto de restauração e ressignificação da edificação tombada situada na área central do distrito de Sarandira (Juiz de Fora, MG) de forma a resgatar esse que é o único casarão remanescente no núcleo urbano local do final do século XIX.

 

O Casarão de Sarandira se tornará um Centro Cultural que oferecerá exposições artísticas, oficinas de formação, cineclube além de outras atividades artístico-culturais, de educação ambiental, de turismo, isto é, também servirá como um hostel e um restaurante/café.

O projeto de restauração da edificação está aprovado no artigo 18 da Lei Rouanet – PRONAC 236058.

A empresa patrocinadora pode destinar 4% do imposto de renda ter 100% de isenção fiscal.

QUEM PODE PATROCINAR?

Empresas contribuintes de Imposto de Renda, tributadas pelo lucro real, podem destinar até 4% do devido.

Pessoas físicas, contribuintes de Imposto de Renda por Deduções Legais (Declaração Completa), podem destinar até 6%.

ISENÇÃO FISCAL

Projetos aprovados no Artigo 18 da Lei Rouanet podem ser patrocinados com 100% de isenção fiscal, tanto por pessoa jurídica quanto física.

 

Outras informações sobre a Lei Rouanet nesse link.

Acesse o projeto de Restauração do Casarão de Sarandira clicando na imagem abaixo

BOOK RESTAURAÇÃO DO CASARÃO DE SARANDIRA.jpg

A programação da primeira edição do festival Sarancine contou com a exibição on-line de 19 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens e paralelamente à exibição dos filmes, o festival realizou cinco debates ao vivo sobre temas dos filmes exibidos. Confira aqui.

 

Já a segunda edição aconteceu entre os dias 22 a 24 de julho de 2022, inaugurando sua primeira edição híbrida, com filmes exibidos em Sarandira e disponibilizados on-line na plataforma poloaudiovisual.tv. As atividades do festival trouxeram a população local para participar efetivamente do festival, através da comercialização da gastronomia e artesanato local, bate-papos, exposições e feiras agroecológicas, oficinas de gastronomia e de produção audiovisual, cicloturismo, aula de zumba, apresentações musicais e feira de gastronomia de fogão de lenha. Confira aqui.

 

Em sua terceira edição, realizada de 03 a 05 de agosto de 2023, contou com uma programação intensa através de rodas de conversa sobre coleta seletiva como fonte de renda para a comunidade, caminhada ecológica, debates sobre gastronomia e audiovisual, oficinas de artesanato, gastronomia e cinema de animação, palestra sobre saneamento rural, intervenções circenses e musicais, exibição de filmes, feira gastronômica, dentre outras ações multiáreas. Confira aqui.

Logo_SARANCINE SEM ANO copiar.png
quebrada-positivo.jpg

SARANDIRA MUSICAL

Coordenação de Dalila de Almeida

O projeto SARANDIRA MUSICAL proporcionou aulas de música para 15 alunos entre crianças e adultos durante quatro meses ministrada pelo músico Tiago Croce. Os alunos fizeram uma apresentação de encerramento durante a Mostra Cultural de Sarandira cantando a música "Que Beleza" de Tim Maia.