top of page

SARANDIRA CRIATIVA – RESIDÊNCIAS


O projeto “Sarandira Criativa – Residências” foi aprovado pelo Fundo Estadual de Incentivo à Cultura em 2018 e prevê a realização em 2019, no distrito de Sarandira, Juiz de Fora, de um programa de "Desenvolvimento do Artesanato Criativo" para moradores do distrito e região, além de duas residências artísticas com os temas “Mobiliários Artesanais Urbanos” e "Esculturas em Grande Formato".

Baseado em outro projeto de residência artística chamado "Vilas Brasileiras", do Instituto Amado, de Belo Horizonte, também realizado em Sarandira em 2017, quando foram criadas várias pinturas artísticas em muros e paredes, o projeto contará com a participação de vários artistas que irão produzir juntamente com a população local, experiências artísticas que serão convertidas a favor do distrito.

A ideia é que o projeto vire uma espécie de um projeto-piloto, cujas ações e resultados possam ser aplicados em outras pequenas comunidades com características semelhantes, cujos habitantes estejam migrando para os grandes centros, gerando uma inevitável perda de valores culturais, sociais e históricos.

O projeto é resultado de uma parceria da Associação Carabina Cultural com o Instituto Amado, o coletivo Micrópolis e a designer Andreia Costa. Aguardem que novidades virão.


159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page