top of page
BG_SITE_GERDAU.jpg

DA TERRA
BROTAM COISAS

O projeto propõe viabilizar a produção da escultura intitulada "Da terra brotam coisas" de autoria dos artistas Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa. A obra é parte de uma série de trabalhos cuja temática pretende contribuir para celebrar os 300 anos de Minas Gerais.

"Da terra brotam coisas" é um projeto de escultura direcionado para os espaços públicos possuindo como referência as formas dos Cristais de Quartzo natural e a cor e materialidade do Minério de Ferro, riquezas minerais que fazem parte da história e do desenvolvimento econômico do Estado.

A proposta escultórica apresenta uma composição de três grandes estruturas executadas em tubos quadrados de aço, cujas formas e linhas remetem à volumetria dos agregados prismáticos de cristais de quartzo, como os geodos e drusas.

O Estado de Minas Gerais é mundialmente conhecido pelas jazidas de minério de ferro e pela grande variedade de pedras preciosas e semipreciosas que são extraídas de seu território. Entre essas pedras estão os Cristais de Quartzo transparentes, incolores e suas principais variedades coloridas a exemplos do violeta (ametista), rosa, verde (prásio), amarelo e Laranja (citrino), cinza e preto (fumé e morion).

Com processos de tratamentos térmicos e irradiações visando mudanças ou o melhoramento da cor, o quartzo passou a ser uma das principais matérias-primas para lapidadores e comerciantes de gemas, bem como para joalheiros de Minas Gerais, pois trata-se de um material abundante na região.

Além de ser muito utilizado como objeto decorativo na forma natural ou lapidado, o quartzo tem diversas propriedades e aplicabilidades, sendo uma importante matéria prima para vários segmentos da economia como a indústria cerâmica, metalurgia, vidro, fibras ópticas, indústria de tintas e abrasivos, construção civil, entre outras.

A obra "Da terra brotam coisas" possui temática e conteúdo que expressa questões ligadas a cultura, história e identidade de Minas Gerais. Como escultura pública, possui a capacidade de atrair a atenção, reativar referências, memórias e estabelecer diálogos conceituais e estéticos com o espaço urbano e o público.

O título da proposta, "Da terra brotam coisas" faz alusão aos processos de transformação das matérias minerais em diferentes formas e produtos, além de uma referência direta as expressões e ao conhecimento vernacular tipicamente mineiro.

WORKSHOP

"A escultura no espaço público"

CONSELHEIRO LAFAIETE

23 de setembro de 2023

O Workshop será oferecido pelo projeto DA TERRA BROTAM COISAS, a título de programação complementar, pelos artistas Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa, buscando oferecer ao público interessado uma abordagem teórica e prática sobre temas que tangem à realização de esculturas enquanto arte pública, expostas em ambiente aberto, muitas vezes ao tempo e de maneira irrestrita a população.


Com realização no decorrer de um dia, a oficina se dividirá em momento teórico (3 horas-aula) e momento prático (3 horas-aula), com temas que envolvem as artes visuais, especialmente com o perfil da obra realizada pelo projeto: práticas escultóricas, projetos, maquetes e materiais.


Os professores buscarão levar os alunos participantes a compreensão prática, oferecendo uma simulação de uma situação real de projeto de escultura para espaço público, a partir de exercício de representação em maquetes.

Quem pode participar?

Escultores, artistas em geral, estudantes e demais pessoas interessadas em projetos dessa natureza acima de 16 anos.

Quando vai acontecer?

O workshop vai acontecer no dia 23 de setembro de 2023 de 09h às 12h e de 14h às 17h.

Onde vai acontecer?

Casa da Cultura - Rua Comendador Baeta Neves, 68 - Centro | Conselheiro Lafaiete.

Como Faço inscrição?

Preencha o formulário nesse link.

Quem são os professores?

Hamilton Ferpa @hferpa

Artista plástico, ilustrador e designer, foi professor no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF durante quatro anos e professor nos cursos de Design e Pedagogia de Universidades particulares em Juiz de Fora. É Bacharel e licenciado em Educação Artística pela UFJF (Juiz de Fora- MG), Mestre em Comunicação e Sociedade pela UFJF (Juiz de Fora- MG) e atualmente é doutorando em Artes, Cultura e Linguagens também pela UFJF (Juiz de Fora- MG) que tem como área de concentração teoria e processos poéticos interdisciplinares.

Ricardo Cristofaro @ricardocristofaro_art

Bacharel em Artes Plásticas pela UFJF, Mestre em Artes Visuais pela UnB e Doutor em Poéticas Visuais pela UFRGS. Professor do Instituto de Artes e Design da UFJF desde 1990. Artista plástico desde 1986 tendo realizado exposições em diversas cidades do Brasil e exterior.

"DA TERRA BROTAM COISAS" AUDIODESCRIÇÃO LAFAIETE
00:00 / 00:50
"DA TERRA BROTAM COISAS" AUDIODESCRIÇÃO LAFAIETE
00:00 / 00:50
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page