top of page
BG_SITE_GERDAU.jpg

DA TERRA
BROTAM COISAS

Barão de Cocais

Audiodescrição Barão de CocaisDA TERRA BROTAM COISAS
00:00 / 01:19

O projeto propõe viabilizar a produção da escultura intitulada "Da terra brotam coisas" de autoria dos artistas Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa. A obra é parte de uma série de trabalhos cuja temática pretende contribuir para celebrar os 300 anos de Minas Gerais.

"Da terra brotam coisas" é um projeto de escultura direcionado para os espaços públicos possuindo como referência as formas dos Cristais de Quartzo natural e a cor e materialidade do Minério de Ferro, riquezas minerais que fazem parte da história e do desenvolvimento econômico do Estado.

A proposta escultórica apresenta uma composição de três grandes estruturas executadas em tubos quadrados de aço, cujas formas e linhas remetem à volumetria dos agregados prismáticos de cristais de quartzo, como os geodos e drusas.

O Estado de Minas Gerais é mundialmente conhecido pelas jazidas de minério de ferro e pela grande variedade de pedras preciosas e semipreciosas que são extraídas de seu território. Entre essas pedras estão os Cristais de Quartzo transparentes, incolores e suas principais variedades coloridas a exemplos do violeta (ametista), rosa, verde (prásio), amarelo e Laranja (citrino), cinza e preto (fumé e morion).

Com processos de tratamentos térmicos e irradiações visando mudanças ou o melhoramento da cor, o quartzo passou a ser uma das principais matérias-primas para lapidadores e comerciantes de gemas, bem como para joalheiros de Minas Gerais, pois trata-se de um material abundante na região.

Além de ser muito utilizado como objeto decorativo na forma natural ou lapidado, o quartzo tem diversas propriedades e aplicabilidades, sendo uma importante matéria prima para vários segmentos da economia como a indústria cerâmica, metalurgia, vidro, fibras ópticas, indústria de tintas e abrasivos, construção civil, entre outras.

A obra "Da terra brotam coisas" possui temática e conteúdo que expressa questões ligadas a cultura, história e identidade de Minas Gerais. Como escultura pública, possui a capacidade de atrair a atenção, reativar referências, memórias e estabelecer diálogos conceituais e estéticos com o espaço urbano e o público.

O título da proposta, "Da terra brotam coisas" faz alusão aos processos de transformação das matérias minerais em diferentes formas e produtos, além de uma referência direta as expressões e ao conhecimento vernacular tipicamente mineiro.

WORKSHOP

"A escultura no espaço público"

BARÃO DE COCAIS

02 de setembro de 2023

Salão Paroquial do Santuário de São João Batista | Barão de Cocais

O Workshop foi oferecido pelo projeto DA TERRA BROTAM COISAS, a título de programação complementar, pelos artistas Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa, buscando oferecer ao público interessado uma abordagem teórica e prática sobre temas que tangem à realização de esculturas enquanto arte pública, expostas em ambiente aberto, muitas vezes ao tempo e de maneira irrestrita a população.


Com realização no decorrer de um dia, a oficina se dividiu em momento teórico e momento prático, com temas que envolvem as artes visuais, especialmente com o perfil da obra realizada pelo projeto: práticas escultóricas, projetos, maquetes e materiais.


Os professores buscaram levar os alunos participantes a compreensão prática, oferecendo uma simulação de uma situação real de projeto de escultura para espaço público, a partir de exercício de representação em maquetes.

CONHEÇA MAIS SOBRE OS ARTISTAS

DSC00909.JPG

Hamilton Ferpa @hferpa

Artista plástico, ilustrador e designer, foi professor no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF durante quatro anos e professor nos cursos de Design e Pedagogia de Universidades particulares em Juiz de Fora. É Bacharel e licenciado em Educação Artística pela UFJF (Juiz de Fora- MG), Mestre em Comunicação e Sociedade pela UFJF (Juiz de Fora- MG) e atualmente é doutorando em Artes, Cultura e Linguagens também pela UFJF (Juiz de Fora- MG) que tem como área de concentração teoria e processos poéticos interdisciplinares.

Ricardo Cristofaro @ricardocristofaro_art

Bacharel em Artes Plásticas pela UFJF, Mestre em Artes Visuais pela UnB e Doutor em Poéticas Visuais pela UFRGS. Professor do Instituto de Artes e Design da UFJF desde 1990. Artista plástico desde 1986 tendo realizado exposições em diversas cidades do Brasil e exterior.

FICHA TÉCNICA

ARTISTAS

Ricardo Cristofaro e Hamilton Ferpa

 

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO

Suzana Markus

 

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Daniella Lages, Suzana Markus e Ivan dos Santos Cândido

 

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Ivan dos Santos Cândido

 

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE REDES SOCIAIS

Uma Assessorias - Marina Abelha, Camilla Melo, Djavan Henrique Reis e Bruna Sobreira

 

DESIGNER

Hamilton Ferpa

 

GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

Diana Gebrim e Ivan dos Santos Cândido

 

CONTABILIDADE

Analysa Contabilidade

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Carlos Canela e Suzana Markus

 

TRADUTORA E INTÉRPRETE DE LIBRAS

Cíntia Reis

PROJETOS ESTRUTURAL, LUMINOTÉCNICO E BASE DE CONCRETO

Lusa Engenharia - Luciano Salgado Dias e Raphael Couto Ramos

Fabrício, Sidney Nei, Rodrigo, Eider e Raoany

                                                                       

MONTAGEM DA OBRA ARTÍSTICA

Ateliê do Aço Serralheria

Pedro Afonso dos Reis, Wesly Ribeiro e Julio César Ferreira Ivo

REGISTRO FOTOGRÁFICO E AUDIOVISUAL

Arlison Coutinho, Bruno Mattos, Carlos Canela, Carmem Mattos, Hamilton Ferpa, Lucas Mattos, Nina Cristofaro, Ricardo Cristofaro e Suzana Markus.

 

EQUIPE DE VÍDEO

Câmera e Fotografia: Arlison Coutinho, Suzana Markus e Carlos Canela

Drone: Arlison Coutinho

Edição e legendagem: Hamilton Ferpa e Carmem Mattos

Locução: Carmem Mattos

 

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

 

ATRAVÉS - GESTÃO CULTURAL

Leonardo Beltrão, Maria Carolina Campos e Paula Michie

 

GERDAU

Thayza Maria de Lima e Vanessa Fleury

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARÃO DE COCAIS

Prefeito Décio Geraldo dos Santos

Claudio dos Anjos Neves (Secretaria de cultura)

Laís Cristina Faria Cordeiro (Diretoria de turismo)

Cristiano de Oliveira Lage (Secretaria de meio ambiente)

Alex Graciano Batista (Secretaria de esportes)

Hernani Magela Duarte Junior (Secretaria de projetos)

Jhon Wilian Pereira da Cunha (Procuradoria geral do município)

Marden Ricardo Leite Chaves (Secretaria de comunicação)

Juvenal Caldeira (Fiscalização)

Renato dos Santos Rocha (Elétrica)

 

Comunidade moradora do entorno na Praça da Lagoa de Barão de Cocais, D. Ângela e Geraldinho, Mococa e D. Maria Paula, Sr. Celson, Padaria Atelier do Pão, Santuário de São João Batista, Sorveteria Planeta Ice, Tânia Regina Vitorino.

RÉGUA_BARÃO_TRANSPARENTE.png
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
bottom of page