INVISTA NA RESTAURAÇÃO DO CASARÃO DE SARANDIRA
O QUE É O PROJETO?
É um projeto de restauração e ressignificação da edificação tombada situada na área central do distrito de Sarandira (Juiz de Fora, MG) de forma a resgatar esse que é o único casarão remanescente no núcleo urbano local do final do século XIX.
O Casarão de Sarandira se tornará um Centro Cultural que oferecerá exposições artísticas, oficinas de formação, cineclube além de outras atividades artístico-culturais, de educação ambiental, de turismo, isto é, também servirá como um hostel e um restaurante/café.
O projeto de restauração da edificação está aprovado no artigo 18 da Lei Rouanet – PRONAC 236058.
A empresa patrocinadora pode destinar 4% do imposto de renda ter 100% de isenção fiscal.
QUEM PODE PATROCINAR?
Empresas contribuintes de Imposto de Renda, tributadas pelo lucro real, podem destinar até 4% do devido.
Pessoas físicas, contribuintes de Imposto de Renda por Deduções Legais (Declaração Completa), podem destinar até 6%.
ISENÇÃO FISCAL
Projetos aprovados no Artigo 18 da Lei Rouanet podem ser patrocinados com 100% de isenção fiscal, tanto por pessoa jurídica quanto física.
Outras informações sobre a Lei Rouanet nesse link.
Acesse o projeto de Restauração do Casarão de Sarandira clicando na imagem abaixo
A programação da primeira edição do festival Sarancine contou com a exibição on-line de 19 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens e paralelamente à exibição dos filmes, o festival realizou cinco debates ao vivo sobre temas dos filmes exibidos. Confira aqui.
Já a segunda edição aconteceu entre os dias 22 a 24 de julho de 2022, inaugurando sua primeira edição híbrida, com filmes exibidos em Sarandira e disponibilizados on-line na plataforma poloaudiovisual.tv. As atividades do festival trouxeram a população local para participar efetivamente do festival, através da comercialização da gastronomia e artesanato local, bate-papos, exposições e feiras agroecológicas, oficinas de gastronomia e de produção audiovisual, cicloturismo, aula de zumba, apresentações musicais e feira de gastronomia de fogão de lenha. Confira aqui.
Em sua terceira edição, realizada de 03 a 05 de agosto de 2023, contou com uma programação intensa através de rodas de conversa sobre coleta seletiva como fonte de renda para a comunidade, caminhada ecológica, debates sobre gastronomia e audiovisual, oficinas de artesanato, gastronomia e cinema de animação, palestra sobre saneamento rural, intervenções circenses e musicais, exibição de filmes, feira gastronômica, dentre outras ações multiáreas. Confira aqui.
SARANDIRA MUSICAL
Coordenação de Dalila de Almeida
O projeto SARANDIRA MUSICAL proporcionou aulas de música para 15 alunos entre crianças e adultos durante quatro meses ministrada pelo músico Tiago Croce. Os alunos fizeram uma apresentação de encerramento durante a Mostra Cultural de Sarandira cantando a música "Que Beleza" de Tim Maia.
MOSTRA CULTURAL DE SARANDIRA
Coordenação de Léo Matias
Mostra cultural com temas do movimento negro, LGBTQIA+ e violência nas redes sociais realizada no dia 12 de maio de 2022 de 10 às 19h no Salão Comunitário de Sarandira.
PROGRAMAÇÃO MOSTRA CULTURAL DE SARANDIRA
10h - Exposição e degustação de produtos artesanais de Sarandira
10h – Mural artístico pintado ao vivo por Dorin Grafitti
10h30 – Gincana ecocultural
15h - Bate-papos com Pastor José Ivo, Pastora Cléia, Sara Manso e Larissa Monthserrá
17h – Apresentação Sarandira Musical
17h30 – Apresentação da banda Thiago Croce
18h - Exibição de curtas-metragens: Aqueles Dois (CE), Broken Doll (AR) e Mato Escravo (MT)
Histórias a lenha
Série documental sobre a culinária tradicional do distrito de Sarandira (Juiz de Fora) com cinco vídeos de aproximadamente 5 minutos cada, baseando-se nos princípios da cultura, arte, tradição, conhecimento, memória afetiva e troca, com foco no melhor da cozinha de fogão a lenha e comidas da roça mineira.
Foram entrevistadas algumas das melhores cozinheiras de Sarandira: D. Geny, Nega, D. Maria José, Cidinha, D. Chica, Rosiléia e Ana Rita.
As cozinheiras tiveram a oportunidade de trocar experiências e saberes sobre a utilização das PANCs com Cris Schittini, proprietária da EidQui - Escolha Inteligente do Quintal - agroindústria agroecológica e PANC! e sua sócia Solange Maria de Paula Freitas.
Projeto financiado pela Lei Aldir Blanc com apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Minas Gerais.