PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SARANDIRA CRIATIVA

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SARANDIRA CRIATIVA

 

NO QUE ACREDITAMOS?

 

Acreditamos que o investimento em cultura, educação, meio ambiente e turismo pode mudar o futuro de nosso país e buscamos promover a igualdade de oportunidades através do desenvolvimento comunitário e da integração social. Se você se identifica com estes valores e quer ajudar a mudar a realidade de outras pessoas, venha ser um voluntário na Carabina Cultural!!!

 

Estima-se que 14 milhões de jovens e 10 milhões de adultos querem ser voluntários. Com este engajamento potencial muitos problemas que o governo não consegue resolver seriam resolvidos.  

 

As pessoas podem contribuir com ações solidárias e cidadãs assim como hoje em dia a gentileza e a humanidade são fundamentais. Já o voluntariado vai além. É um compromisso de doação de tempo, trabalho e talento para projetos e causas. Transcende uma boa ação!

 

O QUE JÁ FIZEMOS?

 

A Associação Carabina Cultural desenvolve projetos destinados preferencialmente às pequenas comunidades e distritos que são caracterizadas como vulneráveis social, ambiental e/ou economicamente.

 

Atualmente, a Carabina Cultural desenvolve o projeto de implementação de uma "Comunidade de Colaboração Criativa" em Sarandira, distrito de Juiz de Fora, uma comunidade rural com alto índice de vulnerabilidade socioambiental, que visa transformar a maneira como as comunidades podem se conectar e se construir sobre seus próprios potenciais, tornando-se autossustentável. Este projeto visa produzir mudanças significativas e mensuráveis, oferecendo um suporte através de eventos, palestras, oficinas e planejamentos para desenvolver as ideias sugeridas pela própria comunidade.

 

O projeto está sendo realizado desde 2014 através de reuniões e ações criativas após uma intensa pesquisa focada no desenvolvimento de ideias comunitárias de caráter inovador para que possa melhorar a vida de todos e produzir o bem comum, incorporando o processo de implantação do empreendedorismo social através da economia criativa.

 

Na prática, isso significa estimular novas atividades dentro da comunidade, desenvolver uma abordagem com respostas imediatas e criar um facilitador de ideias de apoio aos cidadãos que resultam da injeção de ideias, métodos, abordagens e práticas, trazendo uma abertura criativa na reestruturação das atividades locais.

 

As principais atividades realizadas pelo projeto são:

 

  1. Brincadeiras de CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

  2. Projeto "SARANDIRA CRIATIVA: COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E CIDADANIA EM UM DISTRITO RURAL DE JUIZ DE FORA" - Proex - UFJF - Departamento de Comunicação Social

  3. PRODUÇÃO AUDIOVISUAL de documentários sobre a memória de Sarandira

  4. Elaboração de MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO das ações do projeto

  5. Realização de três edições do CINECLUBE SARANDIRA CRIATIVA

  6. VISITAS INSTITUCIONAIS à diversos órgãos e possíveis parceiros do projeto

  7. Elaboração e realização do INVENTÁRIO PARTICIPATIVO DE SARANDIRA

  8. Realização da FESTA JUNINA DE SARANDIRA

  9. Realização do evento PRIMAVERA DE SARANDIRA com CAFÉ COLABORATIVO para a discussão sobre o resultado do Inventário Participativo e seus estudos

  10. ATIVIDADES COM AS CRIANÇAS sobre materiais recicláveis e início das ATIVIDADES DE GINÁSTICA

  11. Encontro com o Sebrae e artesãs para o desenvolvimento do ARTESANATO LOCAL

  12. Projetos de INCENTIVO À LEITURA

  13. Conversa com o Chef de cozinha Fernando Cézar para futura execução de um FESTIVAL DE GASTRONOMIA de fogão a lenha

  14. REVITALIZAÇÃO DO CHAFARIZ DE SARANDIRA

  15. Início do DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

  16. Inauguração do PONTO DE LEITURA DE SARANDIRA

  17. Desenvolvimento da MOBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL para despertar a importância da melhoria da qualidade da água e a preservação ambiental através do evento SARANDIRA SUSTENTÁVEL

  18. Realização da PESQUISA DE FORMAÇÃO para posterior elaboração de cursos em parceria com o Senar/MG

  19. Co-realização do projeto "Vilas Brasileiras" - RESIDÊNCIA ARTÍSTICA do Instituto Amado de Belo Horizonte e inauguração do "Circuito dos Murais Encantados de Sarandira"

  20. Convênio de estágio com alunos do CES/JF Psicologia com coordenação do Prof. Conrado Pável de Oliveira

 

Em 2019 mais três residências artísticas serão realizadas no distrito: Mobiliário Artesanal Urbano, Esculturas em grandes formatos e Desenvolvimento do artesanato criativo. Além disso, em janeiro de 2019 foi iniciado o LEVANTAMENTO TURÍSTICO para o distrito e região.

 

Atualmente a Carabina Cultural está articulando a captação de recursos para a reforma e restauração do último CASARÃO HISTÓRICO DE SARANDIRA, um patrimônio tombado que posteriormente será transformado em um centro cultural, ambiental e de acolhimento ao turista.

 

MISSÃO

Promover o desenvolvimento comunitário por meio da mobilização, articulação e parcerias entre investidores e organizações sociais.

 

VISÃO

Tornar-se referência em gestão do desenvolvimento sustentável, turístico, cultural e socioambiental.

 

VALORES

Desenvolvimento sustentável

Gestão participativa

Transparência

Ética

Inovação

Colaboração e parcerias

Acessibilidade

Eficiência

 

QUEM SOMOS?

Suzana Markus é gestora cultural, produtora, diretora, editora, câmera, VJ e atriz. Bacharel em turismo, especialista em Administração Pública da Cultura e em Formação para Formadores de Gerentes em Turismo, em eventos e gestão cultural. É apaixonada por cinema, música e a felicidade das pessoas. Atua como presidente da Associação Carabina Cultural e na realização de projetos audiovisuais pela Carabina Filmes, além de ser uma pesquisadora entusiasta de projetos inovadores e criativos.

 

Eleika Furtado Rodrigues foi professora primaria por 18 anos, formada em administração pela Faculdade Machado Sobrinho é analista educacional aposentada. Apaixonada por livros, artesanato e pela comunidade, é atuante junto a Igreja Católica de Sarandira. Além de muito carinho pelo próximo é uma mulher generosa, ativa, competente e participa ativamente da vida da comunidade, conhece cada habitante de Sarandira e, além de coordenar o projeto em Sarandira como vice presidente da Associação, é a porta voz do projeto junto à comunidade.

 

Carlos Canela é formado em letras pela UFV, pós-graduado em Marketing pela Fundação Machado Sobrinho. Cinema é sua paixão e a escrita também. É diretor e roteirista de peças teatrais, artista plástico, editor, diretor e roteirista de projetos audiovisuais. Atua como diretor financeiro da Associação Carabina Cultural. Foi ele quem projetou o mural do chafariz de Sarandira e está a frente da reforma e restauração do Casarão de Sarandira.

 

 

QUEM JÁ PARTICIPOU DO PROJETO CONOSCO

 

Thaiza Gribel – bolsista de extensão do projeto Sarandira Criativa-UFJF

 

Viva Sarandira! Me sinto honrada e muito feliz em ter conhecido de perto seus personagens e por ter contribuído para valorizar tantas lindas histórias. O esforço da Suzana e do professor Bruno em registrar e enaltecer Sarandira em diferentes esferas é louvável porque captou a essência desse vilarejo: um lugar de gente orgulhosa de sua terra e costumes (e com toda razão!).

 

Nayara Martins – bolsista de extensão do projeto Sarandira Criativa-UFJF

 

Contemplar o pôr do sol no alto da igreja de Nossa Senhora do Livramento, ouvir o bom dia/ boa tarde/ boa noite sempre cordial dos moradores locais, observar o céu estrelado. São esses pequenos e grandiosos momentos, que parecem ser esquecidos ou passam despercebidos na "cidade grande" que fazem a diferença em nosso dia. A vida é sobre os segundos vividos e não sobre aqueles que passam no relógio. 1h e 30 minutos é o tempo que gasto de Juiz de Fora a Sarandira. 1h e 30 minutos é o tempo que ganho do agito a calmaria.

 

Elias Arruda – bolsista de extensão do projeto Sarandira Criativa - UFJF

 

Após mais de um ano de trabalho pude constatar o que haviam me dito: a essência do distrito está no carisma e na acolhida das pessoas. Poucos foram os lugares em que eu tive o privilégio de chegar sem conhecer nada e sair conhecendo um novo mundo. Sarandira é um mundo a parte, e os moradores precisam perceber isso. Raros são os lugares onde todos se conhecem, se respeitam e convivem em harmonia. De Sarandira quero levar a simplicidade e a vontade de construir uma sociedade cada vez melhor.

 

 

 

 

Prof. Dr. Bruno Fuser - coordenador do projeto “Sarandira Criativa: comunicação comunitária e cidadania em um distrito rural de Juiz de Fora” - Faculdade de Comunicação - UFJF

Pós doutor em comunicação social desenvolveu o projeto de comunicação comunitária em Sarandira coordenando os bolsistas desde abril de 2015. Foram desenvolvidos documentários, murais e jornais mensais, além de um caderno sobre o projeto Sarandira Criativa. Atualmente leciona na Unifesp de Guarulhos.

 

 

COMO VOCÊ PODE AJUDAR?

 

Precisamos de você. Como instituição sem fins lucrativos, a Associação Carabina Cultural depende de atuação voluntária e de doações para existir. Por isso, estamos recrutando pessoas comprometidas, que amam o que fazem e tenham interesse e disponibilidade para atuar em nossa causa, auxiliando no desenvolvimento e implementação de ações e projetos.

Para ser voluntário na Associação Carabina Cultural é necessário:

 

  • Ter mais de 18 anos;

  • Definir horário e dia disponível para realização do trabalho voluntário;

  • Identificar- se com os objetivos da Instituição e ter consciência que o trabalho voluntário não é casual e/ou esporádico;

  • Respeitar e cumprir metas e prazos;

  • Ser responsável e compromissado (se comprometer-se conosco, cumprir o prometido);

  • Interessar-se por artes, cultura, turismo e natureza/meio-ambiente.

  • Ter experiência não é necessário, porém, o voluntário precisa ter vontade de aprender e determinação para cumprir os objetivos.

  • Abaixo são listadas as áreas (setores) nas quais o voluntário pode escolher atuar dentro do projeto Sarandira Criativa.

  • Dentro de cada área, existem as atividades a serem realizadas. Recomendamos que cada voluntário escolha, inicialmente, uma das atividades para realizar com o maior foco possível.

  • Com o passar do tempo, caso o voluntário tenha disponibilidade pessoal e  interesse, o mesmo pode assumir novas responsabilidades.

 

 

Com amor, dedicação e comprometimento os voluntários da Associação Carabina Cultural contribuem para a melhoria na qualidade de vida das pessoas da comunidade de Sarandira. Os voluntários podem atuar em diversas atividades. Veja em qual delas você se encaixa:

 

 

  • GESTÃO CENTRAL/ADMINISTRATIVA: atuar nas áreas de gestão da informação, planejamento estratégico e pedagógico, recursos humanos, suporte à gestão da entidade em aspectos relacionados aos voluntários, aos projetos, à área financeira, à metodologia de gestão, entre outros.

 

  • CAPTAÇÃO DE RECURSOS: Pesquisar editais nacionais e internacionais, preparar e inscrever projetos em editais, desenvolvimento e implementação de campanhas de doações e de serviços, produtos e campanhas especiais para captação de patrocinadores, elaboração de banco de empresas, financiadores, patrocinadores, parcerias de produtos, fazer contatos, implementar projetos, etc. 

 

  • ADVOCACIA E CONTABILIDADE: Procurar informações sobre direitos e deveres dos cidadãos, para divulgá-los na comunidade e fiscalizar os órgãos competentes. Ajudar a Associação nas relações jurídicas e contábeis de cada projeto e em sua gestão central.

 

  • COMUNICAÇÃO/JORNALISMO/MÍDIAS SOCIAIS: Desenvolver e gerir contatos com a imprensa, criação de conteúdo para as mídias, desenvolvimento e criação de matérias sobre os projetos, aprimoramento e alimentação do site da Associação. Criação de posts,  conteúdo e gerenciamento das mídias sociais, criação de material promocional (folders, press kits etc.). Desenvolvimento, criação e gerenciamento de campanhas de publicidade (p.ex. mês das crianças, campanhas de doação), manutenção do clipping sobre o projeto. Elaborar e executar plano de divulgação das ações do projeto Sarandira Criativa.

 

  • EMPREENDEDORES VIRTUAIS: Atuar como capacitador voluntário, promovendo orientação profissional para os pequenos negócios virtuais, valorizar o desenvolvimento local, promovendo a venda de produtos do comércio solidário do distrito através da internet. 

 

  • MULHERES PODEROSAS: Incentivar ações que estimulem as mulheres a buscar alternativas de geração de renda e empoderamento feminino. Visitar a câmara municipal, entrevistar as vereadoras e conhecer suas propostas para ajudar as mulheres de Sarandira. Divulgar que existem, nas grandes cidades, centros de atendimento para mulheres, onde elas podem denunciar a violência e ter um acompanhamento físico e psicológico. Encorajar as jovens para que busquem seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da educação e do trabalho.

 

  • NEGROS PODEROSOS: Ações de empoderamento racial. Incentivar a produção negra através de diversas ações culturais, educacionais, ambientais, oficinas de arte-educação. Viabilizar encontros e ocupação preta. Oficinas sobre cultura e história afrobrasileira. Encorajar o papel da arte negra que é criar uma potência vital e atravessar o outro de uma maneira que não seja só racional, mas sensível.

 

  • PRODUÇÃO SOCIAL/CULTURAL/ESPORTIVA: planejar e produzir eventos sociais, esportivos e culturais no distrito. Elaborar projetos para participação em editais de fomento.

 

  • PAISAGISMO: elaborar e executar um projeto paisagístico para a área central do distrito baseado ou não nos trabalhos de Burle Marx que frequentou Sarandira na década de 60/70. Procurar pacerias para doação de mudas, organizar multirão de plantio e manutenção.

 

  • ARQUITETURA/URBANISMO: elaborar e executar projeto de uma pracinha sustentável para Sarandira. Orientar a educação patrimonial no distrito e na organização visual das mercearias de Sarandira.

 

  • AGROECOLOGIA/AGRONOMIA: orientar e acompanhar o desenvolvimento da horta comunitária de Sarandira plantando hortaliças não convencionais, organizar e promover atividades de educação alimentar visando o aproveitamento integral da horta orgânica, sua comercialização e manutenção. Parceria com a Emater e outros.

 

  • ENGENHARIA AMBIENTAL: Elaborar diagnóstico e ações em relação ao tratamento e preservação da água no distrito. Construção de fossas biodigestoras. Incentivar a plantar árvores. Orientar como montar uma composteira doméstica. Orientar a coleta seletiva e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis. Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, matas ciliares e estradas. Planejar apresentações, palestras, oficinas sobre preservação do meio ambiente. Planejar e desenvolver material para educação ambiental, localizar e realizar inscrição em editais para viabilizar projetos maiores sobre educação e sensibilização ambiental no distrito.

 

  • ENGENHARIA CIVIL: Elaborar, executar e acompanhar projeto de reforma do Casarão de Sarandira a ser transformado em um centro cultural/ambiental e de atendimento ao turista.

 

  • TURISMO: Planejar e executar projeto de desenvolvimento turístico de Sarandira.

 

  • AUDIOVISUAL: Elaboração e produção de vídeos, edição de vídeos para campanhas institucionais, making of e vídeos promocionais dos projetos da Associação.

 

  • FOTOGRAFIA​: ​ajudar com a organização de arquivos da Associação, selecionar e editar fotografia de eventos no distrito, planejar expedições fotográficas para criar histórias relacionadas a conservação da natureza, desenvolver e promover guia de observação de aves, com o objetivo de fomentar a prática sustentável e iniciar esta atividade em Sarandira.

 

  • ARTES CÊNICAS (ATORES/PALHAÇOS) E CONTADORES DE HISTÓRIAS: planejamento e execução de ações educacionais, culturais, ambientais e de incentivo à leitura na comunidade.

 

  • ARTESANATO: oficinas de artesanato para a comunidade.

 

  • EDUCAÇÃO FÍSICA: planejamento, orientação e acompanhamento de atividades físicas para a comunidade.

 

  • MÉDICOS/AGENTES DE SAÚDE: Incentivar e realizar oficinas educativas para gestantes. Fazer campanhas de informação, mobilização e prevenção à Aids e de outras doenças epidêmicas. Incentivar a doação de sangue. Utilização de ervas medicinais. Sensibilizar a comunidade a não estimularem o consumo de drogas lícitas e ilícitas por crianças e adolescentes, contribuindo para prevenir o alcoolismo e suas conseqüências.

 

  • ESTUDANTES/PROFISSIONAIS DE ÁREAS DIVERSAS: nos diga sua vocação que sempre haverá uma ação a ser realizada. Propor ações também são bem-vindas para o desenvolvimento da comunidade! Se você tiver que fazer estágio obrigatório, venha fazer em Sarandira! Sabemos que você é CRIATIVO(A)!

 

Você pode ajudar muito também convidando amigos, vizinhos, empresas e instituições a participarem do projeto Sarandira Criativa.

 

O sucesso de um projeto de voluntariado depende das pessoas envolvidas e das parcerias realizadas.

 

Você pode definir o tempo que será dedicado ao projeto, inclusive muita coisa pode ser feita a distância e virtualmente, certo? Mas não se esqueça do principal que é ter responsabilidade de cumprir as tarefas e se comunicar com o restante da equipe sempre.

 

Venha fazer parte dessa experiência de cidadania e solidariedade!

Seja voluntário! Cadastre-se através deste formulário: https://forms.gle/foGmKX61sUfRnfLx5

Contato com Suzana: whatsapp (31) 99611-8484
E-mail: carabina@carabinacultural.com.br

WhatsApp Image 2018-07-17 at 15.05.27.jp
WhatsApp Image 2017-05-21 at 04.07.12.jp
19732066_1362313473889289_73777845022756
eu_por_michael_swan.jpg
LOGO SARANDIRA COM SOMBRA-01.png
maos-segurando-o-mundo1.jpg
logo face.png