top of page
LOGO SARANDIRA COLOR HORIZONTAL.png

INVISTA NA RESTAURAÇÃO DO CASARÃO DE SARANDIRA

O QUE É O PROJETO?

 

É um projeto de restauração e ressignificação da edificação tombada situada na área central do distrito de Sarandira (Juiz de Fora, MG) de forma a resgatar esse que é o único casarão remanescente no núcleo urbano local do final do século XIX.

 

O Casarão de Sarandira se tornará um Centro Cultural que oferecerá exposições artísticas, oficinas de formação, cineclube além de outras atividades artístico-culturais, de educação ambiental, de turismo, isto é, também servirá como um hostel e um restaurante/café.

O projeto de restauração da edificação está aprovado no artigo 18 da Lei Rouanet – PRONAC 236058.

A empresa patrocinadora pode destinar 4% do imposto de renda ter 100% de isenção fiscal.

QUEM PODE PATROCINAR?

Empresas contribuintes de Imposto de Renda, tributadas pelo lucro real, podem destinar até 4% do devido.

Pessoas físicas, contribuintes de Imposto de Renda por Deduções Legais (Declaração Completa), podem destinar até 6%.

ISENÇÃO FISCAL

Projetos aprovados no Artigo 18 da Lei Rouanet podem ser patrocinados com 100% de isenção fiscal, tanto por pessoa jurídica quanto física.

 

Outras informações sobre a Lei Rouanet nesse link.

Acesse o projeto de Restauração do Casarão de Sarandira clicando na imagem abaixo

BOOK RESTAURAÇÃO DO CASARÃO DE SARANDIRA.jpg

A programação da primeira edição do festival Sarancine contou com a exibição on-line de 19 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens e paralelamente à exibição dos filmes, o festival realizou cinco debates ao vivo sobre temas dos filmes exibidos. Confira aqui.

 

Já a segunda edição aconteceu entre os dias 22 a 24 de julho de 2022, inaugurando sua primeira edição híbrida, com filmes exibidos em Sarandira e disponibilizados on-line na plataforma poloaudiovisual.tv. As atividades do festival trouxeram a população local para participar efetivamente do festival, através da comercialização da gastronomia e artesanato local, bate-papos, exposições e feiras agroecológicas, oficinas de gastronomia e de produção audiovisual, cicloturismo, aula de zumba, apresentações musicais e feira de gastronomia de fogão de lenha. Confira aqui.

 

Em sua terceira edição, realizada de 03 a 05 de agosto de 2023, contou com uma programação intensa através de rodas de conversa sobre coleta seletiva como fonte de renda para a comunidade, caminhada ecológica, debates sobre gastronomia e audiovisual, oficinas de artesanato, gastronomia e cinema de animação, palestra sobre saneamento rural, intervenções circenses e musicais, exibição de filmes, feira gastronômica, dentre outras ações multiáreas. Confira aqui.

Logo_SARANCINE SEM ANO copiar.png
quebrada-positivo.jpg

MUSICAL SARANDIRA

Coordination by Dalila de Almeida

The SARANDIRA MUSICAL project provided music lessons for 15 students, including children and adults, for four months, taught by musician Tiago Croce. The students made a closing presentation during the Cultural Exhibition of Sarandira singing the song "Que Beleza" by Tim Maia.