LOGO SARANDIRA COLOR HORIZONTAL.png
WhatsApp Image 2021-03-25 at 19.33.05.jp

Convocatória

Inscrições

CICLO DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS SARANDIRA 2020 / 2021

 

Aprovado no FUNDO ESTADUAL DE CULTURA - Projeto 2018.12.0204 - "Sarandira Criativa - Residências" / 2018

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA OFERECE OPORTUNIDADE PARA CRIADORES DE ESCULTURAS PÚBLICAS E ARTE NA TERRA

 

As inscrições para a Residência Artística em Esculturas Públicas e Arte na Terra estão abertas entre os dias 02 de março a 30 de abril de 2021.

A Associação Carabina Cultural e a Galeria de Arte Quarto Amado, através do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, anunciam o chamado para Residência Artística de Esculturas Públicas e Arte na Terra, que está prevista para acontecer no período de 19 de Julho a 01 de Agosto de 2021 no distrito de Sarandira (Juiz de Fora), na Zona da Mata mineira, como parte do Ciclo de Residências Sarandira. Atenção: a data da residência pode ser alterada de acordo com a evolução da pandemia. O resultado da seleção será divulgado por e-mail para os selecionados no dia 10 de maio de 2021.

 

Podem participar artistas, escultores, arquitetos, estudantes, pesquisadores, criadores em geral e amadores (do verbo “amar”), indivíduos ou coletivos. Será selecionado o projeto que proponha trabalhar de forma mais criativa e inovadora além de dialogar com a realidade local e o contexto natural e cultural da região, tendo sempre como referência o princípio da perenidade e permanência da obra.

A residência oferece aos participantes além do cachê e recurso para a execução dos trabalhos, transporte (saindo de BH ou Juiz de Fora), hospedagem e alimentação. Para conhecer o regulamento e realizar a inscrição os interessados devem acessar o link abaixo do Edital. O Ciclo de Residências Artísticas Sarandira é viabilizado por meio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e realizada pela Galeria Quarto Amado e a Associação Carabina Cultural.

 

A Associação Carabina Cultural, por meio do projeto Sarandira Criativa, vem, desde 2014, realizando uma série de iniciativas para trazer recursos, promover atividades de formação e incentivar o crescimento da autoestima do povoado.

 

Dentre um conjunto de ações, destaca-se a relação com a Galeria de Arte Quarto Amado, que foi convidada a desenvolver uma série de pinturas nas fachadas das casas do vilarejo em 2017. Naquele ano, o então Instituto Amado - braço educativo da galeria - havia sido lançado com um chamado nacional para vilarejos com até dois mil habitantes que gostariam de ser acolhidos por um grupo de artistas muralistas. Sarandira foi a primeira comunidade a ser selecionada. (https://vimeo.com/259207743).

 

Deste primeiro encontro entre a Associação Carabina Cultural e a Quarto Amado, nasceu um relacionamento que resultou nesta presente parceria com o Ciclo de Residências Sarandira. Na primeira etapa foi feito um convite em torno da confecção de Utilitários Lúdicos Públicos e Paisagismo Afetivo. Os arquitetos selecionados, Clara Sefair e Rafael Monteiro, ambos de Juiz de Fora, criaram uma nova praça central para a comunidade em novembro de 2020 (www.carabinacultural.com.br/residenciasarandira).

 

O presente chamado é a continuação do Ciclo de Residências, agora dedicado à criação de Esculturas Públicas e Arte na Terra, que pode ser entendido como uma tradução literal do movimento artístico conhecido como Land Art.

 

O Ciclo de Residências Sarandira envolve ao todo três residências artístico-culturais que estão sendo realizadas durante os anos de 2020 e 2021: Residência em “Utilitários Lúdicos Públicos e Paisagismo Afetivo” (já realizada), Residência de "Esculturas Públicas e Arte na Terra", ambas coordenadas pelo jornalista e curador Bernardo Biagioni, e um programa de "Desenvolvimento do Artesanato Criativo" coordenado pela especialista em artesanato Andreia Costa.

CASARAO SARANDIRA.jpeg

Quer conhecer os projetos em execução?

ELABORAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO DE RESTAURAÇÃO DO CASARÃO DE SARANDIRA

Sarandira - 2020/2021

Aprovado no EDITAL 2019 – Programa Cultural Murilo Mendes / IO19-150

A restauração do casarão visa a recuperação do último edifício que existe no centro do distrito, preservando sua história, mas o projeto prevê assim que a reforma estiver concluída a transformação do casarão em um Centro Cultural/Ambiental/Apoio Turístico, que terá acesso livre tanto para os moradores do distrito, quanto para pesquisadores, estudantes e turistas que visitarem a região.

EQUIPE TÉCNICA

 

PROPONENTE E ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - Suzana Markus

PROJETO ARQUITETÔNICO - Tamara Nunes Pereira e Layse Souza Costa

PROJETO ESTRUTURAL - Antônio Francisco de Souza Cardoso

PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, COMBATE E PREVENÇÃO A INCÊNDIO E PÂNICO E HIDROSSANITÁRIO - Porte Empresa Júnior da UFJF com a orientação dos professores da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Apoio nas atividades de educação patrimonial e promoção do projeto: Ana Lewer

DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE SARANDIRA

logo_color_1.png

A primeira visita para o levantamento turístico do projeto Sarandira Criativa foi realizada entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2019 em Sarandira (Juiz de Fora - Minas Gerais) pelas turismólogas Raquel Faria e Suzana Markus. Além dos atrativos do distrito (Mina, Chafariz, Circuito dos Murais Encantados e comércios), foram visitadas a Cachoeira do Castelo, Cachoeira de Sarandira, Fazenda Santana, Cachoeira Passo da Pátria (Baluarte Restaurante), Fazenda do Rochedo, Fazenda Cachoeirinha e Fazenda do Recreio.

Partindo da elaboração de um Mapa Afetivo pela comunidade de Sarandira e utilizando uma metodologia totalmente participativa será inciada uma formação em turismo através da identificação de todos os atrativos naturais e culturais, além de mapear os serviços de alimentação e hospedagem na comunidade para a elaboração do plano do turismo de Sarandira e a finalização do levantamento turístico. A partir daí a comunidade se organizará para disponibilizar roteiros e produzir eventos locais.

O Casarão de Sarandira servirá como local de concentração dessas atividades e será gerido pela própria comunidade após essa formação.

Atualmente a equipe da Macaúba desenvolvimento local (Mariana Rocha, Lívia Pacheco e Lupri do Carmo) estão a frente do atual diagnóstico e fortalecimento da identidade produtiva da comunidade para posteriormente despertar o poder de execução, pensar ações coletivas e executar um cronograma de ações para buscando o desenvolvimento do turismo de Sarandira.

 

ATRATIVOS NATURAIS DE SARANDIRA.JPG
ATRATIVOS CULTURAIS SARANDIRA.JPG

Quer conhecer este projeto incrível?

Sarandira Criativa é um projeto de implementação de "Comunidade de Colaboração Criativa" em Sarandira, distrito de Juiz de Fora, que visa transformar a maneira como as comunidades podem se conectar e se construir sobre seus próprios potenciais e capacidades socioambientais e socioculturais, tornando-se autossustentável. Este projeto visa produzir mudanças significativas e mensuráveis no local, oferecendo um suporte através de eventos, palestras, oficinas e planejamentos para desenvolver as ideias sugeridas pela própria comunidade.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE A MEMÓRIA DE SARANDIRA

Canal Sarandira Criativa youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLiwjEEMwQQjoPhrfJO1lrCxYrs77y6XZh

Festas de Sarandira

Fazendas de Sarandira

Educação em Sarandira

Igreja de Sarandira

Comércio de Sarandira

Causos de Assombração

ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO SARANDIRA CRIATIVA

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

​31 de dezembro de 2013

Brincadeiras de conscientização ambiental "Morim Moreira, lugar de lixo é na lixeira" com os artistas Fábio Furtado e Luiz Lerro, as coordenadoras do projeto Eleika Furtado e Suzana Markus e as crianças da comunidade.

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

​A partir de junho de 2015 até 2018

Parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora através do Projeto "Sarandira Criativa: comunicação comunitária e cidadania em um distrito rural de Juiz de Fora" - Proex - UFJF

Departamento de Comunicação Social

Coordenação: Prof. Dr. Bruno Fuser

Bolsistas: Elias Arruda, Thaíza Gribel e Nayara Martins

Atividades realizadas de outubro de 2015 a outubro de 2018

- Produção audiovisual de documentários sobre a memória de Sarandira

- Elaboração dos murais "FALA SARANDIRA!"

- Grupo de comunicação comunitária com moradores de Sarandira que integram a equipe de comunicação comunitária: Natália Cristina Delfino, Vitória Márcia Delfino e Dalila Almeida.

- Impressão do "CADERNOS DE SARANDIRA" contando a história do projeto até 2018.

flor Logo Sarandira.png
flor Logo Sarandira.png

I CINECLUBE SARANDIRA CRIATIVA

30 de outubro de 2015

Realização da primeira edição do Cineclube Sarandira Criativa com a exibição dos filmes:

Resguardo - Direção de Francisco Franco e Luiz Fernando Priamo

Território de Brincar - de Renata Meirelles e David Reeks

Assombração - Filme produzido pelos alunos da Oficina de Audiovisual da Carabina Filmes

II CINECLUBE SARANDIRA CRIATIVA

23 de janeiro de 2016

Realização da segunda edição do Cineclube Sarandira Criativa com a exibição dos filmes de temática ambiental:

Antes que seja tarde - de Alexandre Dubiela

O homem - de Steve Cutts

Curtas da semana do meio ambiente 2015 - Série de 11 vídeos para a Semana do Meio Ambiente 2015.

Água - de Adriana Meirelles

Consumo Responsável - de Adriana Meirelles

VISITAS INSTITUCIONAIS

07 a 11 de dezembro de 2015

- Visitas à diversos órgãos e possíveis parceiros do projeto Sarandira Criativa como Emater, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juiz de Fora, Demlurb e IEF/JF

- Investigação da literatura sobre o distrito - Biblioteca Murilo Mendes

- Contato com professor do Departamento de Botânica da UFJF Daniel Sales Pimenta

- Contato com Secretaria de Cultura de Pequeri - Antônio Alves

- Visita ao projeto social da Associação Remer - Sítio Shalom de Pequeri

- Contato com Centro Cape e Mãos de Minas - Artesanato

- Secretaria de Turismo de Juiz de Fora - Dany Feyo

 

INVENTÁRIO E MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DE SARANDIRA

De 10 e 16 de abril de 2016

Entrevistas com a comunidade com o objetivo de obter as informações mais relevantes ao desenvolvimento do projeto.

 

REVITALIZAÇÃO DA FESTA JUNINA DE SARANDIRA

18 de junho de 2016

Realização da Festa Junina de Sarandira e terceira edição do Cineclube Sarandira Criativa com exibição dos filmes realizados na comunidade.

COMUNICAÇÃO COM CANDIDATOS À PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

Setembro de 2016

Envio de carta informativa sobre as aspirações da comunidade e do projeto para os candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora. Ninguém respondeu.

 

PRIMAVERA DE SARANDIRA

de 12 a 14 de novembro de 2016

- Realização do Café Colaborativo para a discussão sobre o resultado do Inventário Participativo e seus estudos.

- Atividades com as crianças sobre materiais recicláveis.

- Início das atividades de ginástica para a comunidade com a instrutora Nathália Delfino.

DESENVOLVIMENTO DO ARTESANATO DE SARANDIRA

22 de março de 2017

- Encontro com o Sebrae (JF) sobre o projeto de desenvolvimento do artesanato local.

- Encontros semanais de formação (sabão, crochê, estandartes, etc) - Coordenação de Eleika Furtado

ENCONTRO COM A ESCOLA DE SARANDIRA - VICTOR BELFORT ARANTES

23 de março de 2017

Conversa com a vice-diretora Solange Rodrigues sobre os projetos de incentivo à leitura realizados pela escola (Mala Viajante, Viagem Encantada, empréstimo de livros e Contação de Histórias).

 

ENCONTRO COM CHEF FERNANDO CÉSAR

23 de março de 2017

Conversa com o Chef de cozinha do restaurante Comarca do Parahybuna para iniciação de uma parceria com as cozinheiras de Sarandira e futuramente a execução de um festival de gastronomia rural.

 

REVITALIZAÇÃO DO CHAFARIZ HISTÓRICO DE SARANDIRA

23 a 26 de março, 28 de maio, 18 e 19 de junho de 2017

- Entrevista para a Rádio Facom exibida no dia 23 de março de 2017

https://www.4shared.com/music/do9ftSvdca/Revitalizac_a_o_do_Chafariz_-_.html

- Mutirão para a revitalização do Chafariz de Sarandira (Coordenação de Dalila Almeida)

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

24 de março de 2017

 

Início do diagnóstico ambiental com a visita da equipe da Emater na residência e comércio de D. Maria José e adjacências.

PONTO DE LEITURA DE SARANDIRA

25 de março de 2017

 

Inauguração do painel do Ponto de Leitura de Sarandira no ponto de ônibus do distrito. Compartilhamento de livros com a comunidade.

PROJETO SARANDIRA SUSTENTÁVEL

Evento anual de cunho ambiental com programação repleta de inovação e criatividade, modificando a maneira de olhar para o desenvolvimento ambiental, sustentável e socioeconômico do distrito buscando soluções para os problemas de saneamento, preservação de nascentes e reflorestamento.

FESTA DA FAMÍLIA DA ESCOLA MUNICIPAL VICTOR BELFORT ARANTES

20 de maio de 2017

 

O projeto Sarandira Criativa apresentou sua equipe e propôs a participação atuante da comunidade nas diversas áreas de desenvolvimento comunitário durante a Festa da Família realizada no dia 20 de maio de 2017 na Escola Municipal Victor Belfort Arantes em Sarandira. Além disso, realizamos uma pesquisa de formação para posterior elaboração de cursos e oficinas em parceria com o Senar/MG.