LOGO SARANDIRA COLOR HORIZONTAL.png
WhatsApp Image 2021-03-25 at 19.33.05.jp

Convocatória

Inscrições

CICLO DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS SARANDIRA 2020 / 2021

 

Aprovado no FUNDO ESTADUAL DE CULTURA - Projeto 2018.12.0204 - "Sarandira Criativa - Residências" / 2018

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA OFERECE OPORTUNIDADE PARA CRIADORES DE ESCULTURAS PÚBLICAS E ARTE NA TERRA

 

As inscrições para a Residência Artística em Esculturas Públicas e Arte na Terra estão abertas entre os dias 02 de março a 30 de abril de 2021.

A Associação Carabina Cultural e a Galeria de Arte Quarto Amado, através do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, anunciam o chamado para Residência Artística de Esculturas Públicas e Arte na Terra, que está prevista para acontecer no período de 19 de Julho a 01 de Agosto de 2021 no distrito de Sarandira (Juiz de Fora), na Zona da Mata mineira, como parte do Ciclo de Residências Sarandira. Atenção: a data da residência pode ser alterada de acordo com a evolução da pandemia. O resultado da seleção será divulgado por e-mail para os selecionados no dia 10 de maio de 2021.

 

Podem participar artistas, escultores, arquitetos, estudantes, pesquisadores, criadores em geral e amadores (do verbo “amar”), indivíduos ou coletivos. Será selecionado o projeto que proponha trabalhar de forma mais criativa e inovadora além de dialogar com a realidade local e o contexto natural e cultural da região, tendo sempre como referência o princípio da perenidade e permanência da obra.

A residência oferece aos participantes além do cachê e recurso para a execução dos trabalhos, transporte (saindo de BH ou Juiz de Fora), hospedagem e alimentação. Para conhecer o regulamento e realizar a inscrição os interessados devem acessar o link abaixo do Edital. O Ciclo de Residências Artísticas Sarandira é viabilizado por meio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e realizada pela Galeria Quarto Amado e a Associação Carabina Cultural.

 

A Associação Carabina Cultural, por meio do projeto Sarandira Criativa, vem, desde 2014, realizando uma série de iniciativas para trazer recursos, promover atividades de formação e incentivar o crescimento da autoestima do povoado.

 

Dentre um conjunto de ações, destaca-se a relação com a Galeria de Arte Quarto Amado, que foi convidada a desenvolver uma série de pinturas nas fachadas das casas do vilarejo em 2017. Naquele ano, o então Instituto Amado - braço educativo da galeria - havia sido lançado com um chamado nacional para vilarejos com até dois mil habitantes que gostariam de ser acolhidos por um grupo de artistas muralistas. Sarandira foi a primeira comunidade a ser selecionada. (https://vimeo.com/259207743).

 

Deste primeiro encontro entre a Associação Carabina Cultural e a Quarto Amado, nasceu um relacionamento que resultou nesta presente parceria com o Ciclo de Residências Sarandira. Na primeira etapa foi feito um convite em torno da confecção de Utilitários Lúdicos Públicos e Paisagismo Afetivo. Os arquitetos selecionados, Clara Sefair e Rafael Monteiro, ambos de Juiz de Fora, criaram uma nova praça central para a comunidade em novembro de 2020 (www.carabinacultural.com.br/residenciasarandira).

 

O presente chamado é a continuação do Ciclo de Residências, agora dedicado à criação de Esculturas Públicas e Arte na Terra, que pode ser entendido como uma tradução literal do movimento artístico conhecido como Land Art.

 

O Ciclo de Residências Sarandira envolve ao todo três residências artístico-culturais que estão sendo realizadas durante os anos de 2020 e 2021: Residência em “Utilitários Lúdicos Públicos e Paisagismo Afetivo” (já realizada), Residência de "Esculturas Públicas e Arte na Terra", ambas coordenadas pelo jornalista e curador Bernardo Biagioni, e um programa de "Desenvolvimento do Artesanato Criativo" coordenado pela especialista em artesanato Andreia Costa.

SARANDIRA SUSTENTAVEL.00_00_01_19.Quadro
CASARAO SARANDIRA.jpeg

Quer conhecer os projetos em execução?

ELABORAÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO DE RESTAURAÇÃO DO CASARÃO DE SARANDIRA

Sarandira - 2020/2021

Aprovado no EDITAL 2019 – Programa Cultural Murilo Mendes / IO19-150

A restauração do casarão visa a recuperação do último edifício que existe no centro do distrito, preservando sua história, mas o projeto prevê assim que a reforma estiver concluída a transformação do casarão em um Centro Cultural/Ambiental/Apoio Turístico, que terá acesso livre tanto para os moradores do distrito, quanto para pesquisadores, estudantes e turistas que visitarem a região.

EQUIPE TÉCNICA

 

PROPONENTE E ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - Suzana Markus

PROJETO ARQUITETÔNICO - Tamara Nunes Pereira e Layse Souza Costa

PROJETO ESTRUTURAL - Antônio Francisco de Souza Cardoso

PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, COMBATE E PREVENÇÃO A INCÊNDIO E PÂNICO E HIDROSSANITÁRIO - Porte Empresa Júnior da UFJF com a orientação dos professores da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Apoio nas atividades de educação patrimonial e promoção do projeto: Ana Lewer

DESENVOLVIMENTO DO TURISMO DE SARANDIRA

logo_color_1.png

A primeira visita para o levantamento turístico do projeto Sarandira Criativa foi realizada entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2019 em Sarandira (Juiz de Fora - Minas Gerais) pelas turismólogas Raquel Faria e Suzana Markus. Além dos atrativos do distrito (Mina, Chafariz, Circuito dos Murais Encantados e comércios), foram visitadas a Cachoeira do Castelo, Cachoeira de Sarandira, Fazenda Santana, Cachoeira Passo da Pátria (Baluarte Restaurante), Fazenda do Rochedo, Fazenda Cachoeirinha e Fazenda do Recreio.

Partindo da elaboração de um Mapa Afetivo pela comunidade de Sarandira e utilizando uma metodologia totalmente participativa será inciada uma formação em turismo através da identificação de todos os atrativos naturais e culturais, além de mapear os serviços de alimentação e hospedagem na comunidade para a elaboração do plano do turismo de Sarandira e a finalização do levantamento turístico. A partir daí a comunidade se organizará para disponibilizar roteiros e produzir eventos locais.

O Casarão de Sarandira servirá como local de concentração dessas atividades e será gerido pela própria comunidade após essa formação.

Atualmente a equipe da Macaúba desenvolvimento local (Mariana Rocha, Lívia Pacheco e Lupri do Carmo) estão a frente do atual diagnóstico e fortalecimento da identidade produtiva da comunidade para posteriormente despertar o poder de execução, pensar ações coletivas e executar um cronograma de ações para buscando o desenvolvimento do turismo de Sarandira.

 

ATRATIVOS NATURAIS DE SARANDIRA.JPG
ATRATIVOS CULTURAIS SARANDIRA.JPG

Quer conhecer este projeto incrível?

Sarandira Criativa é um projeto de implementação de "Comunidade de Colaboração Criativa" em Sarandira, distrito de Juiz de Fora, que visa transformar a maneira como as comunidades podem se conectar e se construir sobre seus próprios potenciais e capacidades socioambientais e socioculturais, tornando-se autossustentável. Este projeto visa produzir mudanças significativas e mensuráveis no local, oferecendo um suporte através de eventos, palestras, oficinas e planejamentos para desenvolver as ideias sugeridas pela própria comunidade.

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE A MEMÓRIA DE SARANDIRA

Canal Sarandira Criativa youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLiwjEEMwQQjoPhrfJO1lrCxYrs77y6XZh

Festas de Sarandira

Fazendas de Sarandira

Educação em Sarandira

Igreja de Sarandira

Comércio de Sarandira

Causos de Assombração

ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO SARANDIRA CRIATIVA

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

​31 de dezembro de 2013

Brincadeiras de conscientização ambiental "Morim Moreira, lugar de lixo é na lixeira" com os artistas Fábio Furtado e Luiz Lerro, as coordenadoras do projeto Eleika Furtado e Suzana Markus e as crianças da comunidade.

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

​A partir de junho de 2015 até 2018

Parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora através do Projeto "Sarandira Criativa: comunicação comunitária e cidadania em um distrito rural de Juiz de Fora" - Proex - UFJF

Departamento de Comunicação Social

Coordenação: Prof. Dr. Bruno Fuser

Bolsistas: Elias Arruda, Thaíza Gribel e Nayara Martins

Atividades realizadas de outubro de 2015 a outubro de 2018

- Produção audiovisual de documentários sobre a memória de Sarandira

- Elaboração dos murais "FALA SARANDIRA!"

- Grupo de comunicação comunitária com moradores de Sarandira que integram a equipe de comunicação comunitária: Natália Cristina Delfino, Vitória Márcia Delfino e Dalila Almeida.

- Impressão do "CADERNOS DE SARANDIRA" contando a história do projeto até 2018.

flor Logo Sarandira.png
flor Logo Sarandira.png

I CINECLUBE SARANDIRA CRIATIVA

30 de outubro de 2015

Realização da primeira edição do Cineclube Sarandira Criativa com a exibição dos filmes:

Resguardo - Direção de Francisco Franco e Luiz Fernando Priamo

Território de Brincar - de Renata Meirelles e David Reeks

Assombração - Filme produzido pelos alunos da Oficina de Audiovisual da Carabina Filmes

II CINECLUBE SARANDIRA CRIATIVA

23 de janeiro de 2016

Realização da segunda edição do Cineclube Sarandira Criativa com a exibição dos filmes de temática ambiental:

Antes que seja tarde - de Alexandre Dubiela

O homem - de Steve Cutts

Curtas da semana do meio ambiente 2015 - Série de 11 vídeos para a Semana do Meio Ambiente 2015.

Água - de Adriana Meirelles

Consumo Responsável - de Adriana Meirelles

VISITAS INSTITUCIONAIS

07 a 11 de dezembro de 2015

- Visitas à diversos órgãos e possíveis parceiros do projeto Sarandira Criativa como Emater, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juiz de Fora, Demlurb e IEF/JF

- Investigação da literatura sobre o distrito - Biblioteca Murilo Mendes

- Contato com professor do Departamento de Botânica da UFJF Daniel Sales Pimenta

- Contato com Secretaria de Cultura de Pequeri - Antônio Alves

- Visita ao projeto social da Associação Remer - Sítio Shalom de Pequeri

- Contato com Centro Cape e Mãos de Minas - Artesanato

- Secretaria de Turismo de Juiz de Fora - Dany Feyo

 

INVENTÁRIO E MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DE SARANDIRA

De 10 e 16 de abril de 2016

Entrevistas com a comunidade com o objetivo de obter as informações mais relevantes ao desenvolvimento do projeto.

 

REVITALIZAÇÃO DA FESTA JUNINA DE SARANDIRA

18 de junho de 2016

Realização da Festa Junina de Sarandira e terceira edição do Cineclube Sarandira Criativa com exibição dos filmes realizados na comunidade.

COMUNICAÇÃO COM CANDIDATOS À PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

Setembro de 2016

Envio de carta informativa sobre as aspirações da comunidade e do projeto para os candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora. Ninguém respondeu.

 

PRIMAVERA DE SARANDIRA

de 12 a 14 de novembro de 2016

- Realização do Café Colaborativo para a discussão sobre o resultado do Inventário Participativo e seus estudos.

- Atividades com as crianças sobre materiais recicláveis.

- Início das atividades de ginástica para a comunidade com a instrutora Nathália Delfino.

DESENVOLVIMENTO DO ARTESANATO DE SARANDIRA

22 de março de 2017

- Encontro com o Sebrae (JF) sobre o projeto de desenvolvimento do artesanato local.

- Encontros semanais de formação (sabão, crochê, estandartes, etc) - Coordenação de Eleika Furtado